sábado, 25 de julho de 2009

Por que você gosta de ler?


Certa vez, deitado sobre a cama com um livro nos braços eu tentava me distrair. Abri a capa sem demonstrar muito interesse no que, possívelmente, encontraria depois dela. Pulei a introdução, o prefácio e tudo mais que barrava o início da narrativa. Começei a ler. As cenas, os personagens, os movimentos, as expressões, tudo. Tudo parecia sair do livro e preencher meu espaço. Meus olhos corriam pelas frases com a mesma velocidade que meu cérebro e minha imaginação montavam os cenários. Conseguia sentir as vozes dos personagens nos meus ouvidos. Criava laços de amizades e companherismo com os seres irreais que compunham a história. Passava pelos dramas e situações com o mesmo desespero e sentimento que eles. Me sentia dentro do livro. Ou sentia o livro dentro de mim.

Leio um capítulo, dois, três, dez. Sem pressa de chegar ao final. A vida não deve ser corrida, nem a nossa, nem a inventada. Sorrio para a mais amigável personagem - Às vezes, até a convido para tomar um café. - Congelo o tempo de vez em quando - Sabe aquela cena maravilhosa que você imagina e nunca esquece? Então, fico a admirá-la. - Vivo aventuras que sei que nunca viveria no mundo real. Aprendo coisas, crio opniões, faço fatos. Tudo graças à esse mundo paralelo.

Ler me completa. Ler constrói meu espírito. Desde o pior romance à melhor crônica. Impossível não absorver nada. Os livros me ajudam a construir meu mundo paralelo. É divertido misturar personalidades de personagens diferentes e de hitórias diferentes de autores diferentes, criando o seu próprio personagem - Como misturar os devaneios de Amélie Poulain aos sonhos e inteligência de Virgínia de Ciranda de Pedra (Lygia Fagundes Telles)-. Esses meus amigos contruídos à partir dos livros ficam guardados no meu subconsciente, e às vezes, me recorro a eles para contruir uma idéia. Os personagens fazem parte de mim. Me representam.

Último capítulo: Me emociono com o desfecho - mesmo não sendo o melhor de todos -. A história e as pessoas dali fizeram e fazem parte da minha vida. Estarão guardadas dentro de mim. Lição tirada, fecho o livro. Volto à minha realidade e agradeço a mais uma base para construir a minha história.

4 comentários:

  1. Olá, vi seu blog na comunidade "prazeres de Amelie Poulain" e me interessei! Adorei isso que você escreveu sobre ler, porque é realmente assim que me sinto quando estou lendo um bom livro: envolvida. Me lembro que já li livros tão bons, que às vezes deixava de lê-lo para não terminar toda aquela sensação de uma vez, como se quisesse prolongar tal felicidade, preenchendo-me de ansiedade. Muito bom!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, impossível não lembrar de Clarice e o livro-amante.
    Gostei de seu blog =)

    (From: Prazeres A. Poulain)

    ResponderExcluir
  3. "Ler me completa. Ler constrói meu espírito. "
    Adorei ;)
    Parabéns.

    www.doceinocenciamorta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Entre nessa pagina e curta por favor é minha e passe adiante https://www.facebook.com/amolerlerecultura?ref=hl

    ResponderExcluir